|
O mobiliário tradicional Alentejano é um estilo de mobiliário de características populares e regionais, que se enquadra no artesanato tradicional e envolve três atividades profissionais: a carpintaria, empalhamento e a pintura.
Este mobiliário é um produto da cultura alentejana, relacionada com as formas e as funções tradicionais (usos e costumes). Sofreu alterações ao longo dos anos, consoante a realidade cultural do tempo em que era produzido e nos nossos dias é um testemunho real de permanências e inovações culturais. Tem uma componente marcadamente pessoal (o gesto), e reflete uma atitude de criação coletiva.
O seu processo técnico é composto por processos operativos: o tradicional, de origem antiga, complexo, manual, e assim de tempo de realização longo; o contemporâneo com o uso de novas tecnologias, com redução do esforço e tempo de execução; o último é uma simbiose dos dois anteriores.
É a partir de meados do Séc. XIX que encontramos menções escritas às cadeiras alentejanas e muito raramente referencias a outras peças deste estilo de mobiliário.
No seu corte ou talhe de madeira e na pintura decorativa consegue-se identificar elementos de dois estilos portugueses D. José e D. Maria.
Estes móveis populares eram executados por artistas anónimos nos montes e nas aldeias com o objetivo de dar comodidade e bem-estar a quem utiliza esse móvel, seja ele cadeira, cama, mesa, roupeiro, aparador ou cómoda, e assim que nas casas alentejanas até ao fim dos anos 80 qualquer família possuía em casa uma peça deste mobiliário.
Os temas com que são decorados os móveis representam a vegetação, a fauna e as cores que se encontram nos campos Alentejanos, assim como o quotidiano dos decoradores destes móveis, quase todos eles com atividades ligadas ao campo, percetível nas rosas amarelas, rosas e azuis; malmequeres azuis, amarelos e brancos, nos ramos decorativos e nas silvas verdes.
As cores bases fortes, Azul, Grenat, Amarelo e Verde-garrafa, pintadas como base antes da decoração, são as mais tradicionais, assim como o branco, característico da fuga ao calor do Alentejo.
Agradecimentos:
Informação e Imagens - Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo. Mobitral - Empresa que conta com 60 anos a produzir este típico mobiliário alentejano, sempre fiel aos produtos e técnicas próprias, com uma vertente maioritariamente artesanal de forma a garantir a sua identidade cultural.
|